Olá pessoal! Hoje tem categoria nova no Acid Diary… Curiosidades! Aqui vamos falar sobre tudo aquilo que pode acrescentar algo legal, interessante, divertido ou até estranho na vida de todos nós hehe…
E a estréia vai ser contando a história dos Macarons. Vamos lá?!

macarons

Quem já comeu macarons? =)

Os macarons são docinhos finos, crocantes por fora e macios por dentro, feitos à base de farinha de amêndoas e cheios de segredos e minúcias em seu processo de fabricação. Dizem que é muito trabalhoso fazer uma fornada de macarons sem que nenhum estoure, fique ressecado, quebradiço ou torto. As temperaturas precisam ser monitoradas, a farinha deve ser importada, a massa exige descanso, não podem ser estocados e o processo todo de fabricação leva muitas horas.

vitrine

Apesar de estarem se popularizando no Brasil há pouco tempo, esses doces já existem há quase 500 anos.
A maioria pensa que  é uma iguaria francesa, graças à sua popularização contemporânea pela Ladurée, uma pâtisserie da França. Mas na realidade, diz-se que a primeira fornada de macarons foi feita na Itália no século XVI, ainda sem o recheio.

macaronssem rech

 Ele apareceu na França em 1533 feito por chefs italianos para o enlace de Catherine de Médici com Henry II.

Mais tarde, no século XVII os macarons ficaram por conta das tradicionais religiosas que pregavam o ideal de que “Amêndoas são ótimas para as jovens que não comem carne”.
E então se popularizaram na época da Revolução Francesa, graças a duas irmãs freiras de Nancy, que após serem despejadas de seu convento, foram amparadas por uma gentil família. As irmãs recriaram uma deliciosa receita secreta do doce de amêndoas, e após fazer grande sucesso passam a ser conhecidas por todos como: Soeurs Macaron (Irmãs Macaron).

macaronsfreiras

Após a morte das duas, muitos tentaram desvendar a receita sem sucesso.
Até que, já no século XX, Pierre Desfontaines conseguiu. Porém, para alavancar a popularização e as vendas do produto, o biscoito foi adaptado com a inclusão do recheio.
Pierre fundou então a famosa pâtisserie francesa, a Ladurée, e a partir daí o docinho ganhou fama mundial!

fachada

Mesmo sendo vistos como os melhores fabricantes de Macarons do mundo eles assumem: é necessário ter mãos de artesão, paciência de monge e disciplina militar, porque se trata de um doce “temperamental”.

laduree

 

Existe também, um Museu de Macarons na cidade de Montmorillon, o Musée de l’Amande et du Macaron!

museu

Alguém aí já experimentou essas delícias? Quem tem uma receita incrível? rsrs
Deixem suas dicas para nós…
Beijos!

assinatura1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Share!

    3 Comments on Curiosidades: Historia dos Macarons… Sabores e Cores!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *