Olá pessoal!

Quem nunca viu um cartaz de “Keep calm and alguma coisa qualquer” que atire a primeira pedra!

Os cartazes são simples, apresentam algum ícone gráfico e uma frase relacionada ao mesmo. Hoje em dia o pôster virou febre depois que caiu na rede, mas você sabia que ele é muito antigo?

keep-calm-and-acesse-acid-diary-1

 

O cartaz original é vermelho e possui uma coroa  estampada acima da mensagem: “keep calm and carry on” (em português, “mantenha-se calmo e siga em frente”).

Ele foi criado na primavera de 1939, que foi quando a Inglaterra se uniu às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Os pôsteres foram impressos por funcionários públicos do governo inglês como forma de uma propaganda motivacional na tentativa de acalmar a população que se encontrava em territórios dominados pelo conflito.

Foram impressos originalmente, três cartazes que respeitavam um mesmo padrão de layout: duas cores contrastantes, uma frase escrita em fonte única e reconhecível e um desenho da coroa do rei George VI, reinando à frente do país naquela época. Ele era papai de Elizabeth II, coroada em 1953 e continua no cargo até hoje.
Estes cartazes foram pensados como “uma declaração de dever para o cidadão”

Os dois primeiros pôsteres foram distribuídos em setembro daquele ano e rapidamente estampavam as paredes e janelas de comércios e vagões de trem.

O primeiro cartaz trazia a seguinte frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.

your_courage

Já o segundo, continha a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”.

freedom_is-in_peril

A terceira e também mais conhecida versão, não foi lançada oficialmente e foi distribuída em número limitado, pois o pôster com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto numa possível situação emergencial que não existiu, consequentemente, não houve necessidade de lançá-lo em massa.

keep_calm_1

Já em 2000, 61 anos depois de sua primeira impressão, foi que o pôster caiu em domínio público. O cartaz foi encontrado num sebo empoeirado na costa nordeste da Inglaterra no meio de um monte de outros livros. Assim que o encontrou, a dona da livraria enquadrou e pendurou na parede do local. O sucesso entre os clientes foi tanto, que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las.
E Foi aí que os cartazes se tornaram universais, foram parar na internet e ganharam novas cores, formas, frases e tudo aquilo que fosse possível criar e adaptar.

Qual o segredo do sucesso? Talvez pela frase simples, porém verdadeira, talvez pelo design clean, pelas cores fortes, pela tipografia elegante ou quem sabe pela mensagem universal que pode ser adaptada para inúmeras situações.

O cineasta Temujin Doran, dirigiu um  curta que narra a história do pôster, e segundo ele, as palavras são a chave para o sucesso: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.

Imagem de Amostra do You Tube

 

Gostaram pessoal? Se inspiraram? Então…
“Keep calm e entre nesse site para criar seu próprio cartaz personalizado!”

Beijos

assinatura1

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Share!

    4 Comments on Curiosidades: A história do “Keep Calm”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *